MORTE DE JOHN LOCKE


NOME: John Locke (72 anos) 
QUEM FOI: Filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Quando começou a se interessar por assuntos políticos, Locke inicialmente defendeu a necessidade de uma estrutura de governo centralizada que impedisse a desordem no interior da sociedade. Sua visão conservadora e autoritária se estendia também ao campo da religiosidade, no momento em que ele acreditava que o monarca deveria interferir nas opções religiosas de seus súditos. Contudo, seu interesse pelo campo da filosofia modificou paulatinamente suas opiniões. 
NASCIMENTO: 29 de agosto de 1632 - Wrington, Inglaterra. 
MORTE: 28 de outubro de 1704 - Harlow, Inglaterra. 
CAUSA DA MORTE: Causas naturais. 
OBS: O reconhecimento do legado de Locke ocorreu quando ele ainda era vivo. Durante a vida, teve a oportunidade de ocupar importantes cargos administrativos e exerceu funções de caráter diplomático. Na Inglaterra, chegou a ocupar o cargo de membro do Parlamento e defendeu o direito dessa instituição indicar os ministros que viessem a compor o Estado.

MORTE DE JOHN VON NEUMANN


NOME: Margittai Neumann János Lajos (53 anos) 
QUEM FOI: Matemático húngaro de origem judaica, naturalizado norte-americano. Contribuiu na teoria dos conjuntos, análise funcional, teoria ergódica, mecânica quântica, ciência da computação, economia, teoria dos jogos, análise numérica, hidrodinâmica das explosões, estatística e muitas outras as áreas da Matemática. De fato é considerado um dos mais importantes matemáticos do século XX. Foi membro do Instituto de Estudos Avançados em Princeton, New Jersey, do qual também faziam parte Albert Einstein e Erwin Panofsky, quando emigraram para os Estados Unidos, além de Kurt Gödel, Robert Oppenheimer, George F. Kennan e Hermann Weyl. Foi professor na Universidade de Princeton e um dos construtores do ENIAC. Entre os anos de 1946 e 1953, von Neumann integrou o grupo reunido sob o nome de Macy Conferences, contribuindo para a consolidação da teoria cibernética junto com outros cientistas renomados: Gregory Bateson, Heinz von Foerster, Kurt Lewin, Margaret Mead, Norbert Wiener, Paul Lazarsfeld, William Ross Ashby, Claude Shannon, Erik Erikson e Max Delbrück, entre outros. 
NASCIMENTO: 28 de dezembro de 1903 - Budapeste, Hungria. 
MORTE: 8 de fevereiro de 1957 - Washington, D.C., EUA. 
CAUSA DA MORTE: Câncer de pâncreas. 
OBS: Muitos sites divulgam erroneamente a morte de Neumann como câncer de próstata. Morreu sob segurança militar (uma maneira de impedir que revelasse quaisquer segredos militares enquanto estava fortemente medicado).

MORTE DE LEO SZILARD


NOME: Leó Szilárd (66 anos) 
QUEM FOI: Físico nuclear húngaro naturalizado americano. Notabilizado por seus trabalhos em fissão nuclear controlada, estudou no Instituto de Tecnologia de Budapeste e na Universidade de Berlim, na qual obteve o seu PhD (1922) e lecionou física (1923-1933). Fugindo do nacional-socialismo, passou pela Alemanha, Suíça e Inglaterra, onde iniciou seus trabalhos em física nuclear. Mudou-se para os Estados Unidos em 1938, trabalhando como pesquisador na Universidade Columbia. No ano seguinte, foi um dos cientistas1 que convenceram o presidente Franklin Delano Roosevelt a usar a energia atômica para fins militares. Na Universidade de Chicago, com o italiano Enrico Fermi, criou a primeira cadeira sobre reação nuclear (1942). Tornou-se cidadão americano em 1943. Fez contribuições fundamentais para o desenvolvimento da primeira bomba atômica, mas protestou contra o seu lançamento sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão. 
NASCIMENTO: 11 de fevereiro de 1898 - Budapeste, Hungria. 
MORTE: 30 de maio de 1964 - La Jolia, Califórnia, EUA. 
CAUSA DA MORTE: Ataque cardíaco. 
OBS: Leo sofreu o ataque cardíaco enquanto dormia.

MORTE DE ALBERT PIKE


NOME: Albert Pike (81 anos) 
QUEM FOI: Advogado, militar e escritor maçônico norte-americano. Foi reconhecido como gênio, falava dezesseis idiomas e conseguiu a patente de General-de-Brigada do Exército Confederado na Guerra Civil dos Estados Unidos da América. Albert Pike causou impacto ao publicar a obra “Moral e Dogma”: o livro maçônico mais conhecido dos maçons. 
NASCIMENTO: 29 de dezembro de 1809 - Boston, EUA. 
MORTE: 2 de Abril de 1891 - Washington, EUA. 
CAUSA DA MORTE: Fome devida a estenose de esôfago. 
OBS: É considerado um dos homens mais influentes da Maçonaria norte-americana. 

ESTENOSE DE ESÔFAGO é o estreitamento do esôfago que impede a progressão normal de saliva e/ou alimentos. Pode ocorrer em qualquer altura do trajeto esofágico, na porção superior, média ou inferior.

MORTE DE ALBERT KING

 

NOME: Albert King Nelson (69 anos) 
QUEM FOI: Influente guitarrista e cantor americano de blues. Foi considerado o 13º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone. Um dos "Três Kings" da guitarra Blues (junto com B.B. King e Freddie King), ele possuía uma figura imponente de 1,93m de altura e 118 kg. Ele nasceu Albert Nelson em uma família humilde em Indianola, Mississipi, em uma plantação de algodão onde trabalhou na sua juventude. Uma de suas primeiras influências musicais foi o pai, Will Nelson, que tocava guitarra. Durante sua infância, ele também cantava gospel em uma igreja local. Albert começou sua carreira profissional em um grupo chamado In the Groove Boys, em Osceola, Arkansas. Albert King influenciou milhares de guitarristas, incluindo músicos famosos como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Mike Bloomfield, Stevie Ray Vaughan e Gary Moore. O solo de Eric Clapton na música "Strange Brew" (Cream, 1968) é uma cópia nota-a-nota do solo de King na música "Pretty Woman". 
NASCIMENTO: 25 de abril de 1923 - Indianola, Mississipi, EUA. 
MORTE: 21 de dezembro de 1992 - Memphis, EUA. 
CAUSA DA MORTE: Complicações de um ataque de pancreatite aguda. 
OBS: Albert King era canhoto e tocava uma guitarra Gibson Flying V virada de forma que as cordas graves ficavam para baixo.

MORTE DE ALBERT SCHWEITZER


NOME: Albert Schweitzer (90 anos) 
QUEM FOI: Teólogo (luterano), músico, filósofo e médico alemão, nascido na Alsácia, então parte do Império Alemão (atualmente, uma região administrativa francesa). Descendente de uma linhagem de importantes políticos locais, Albert Schweitzer foi filho de Louis Schweitzer, cujo pai era Philippe-Chrétien Schweitzer, prefeito de Pfaffenhofen, na Alsácia. Louis era irmão de Charles Schweitzer, pai de Anne-Marie Schweitzer, mãe do filósofo francês Jean-Paul Sartre. depois de concluir os estudos de Medicina transferiu-se em 1913 para a África Equatorial Francesa (Gabão), onde construiu, nas margens do rio Ogoué, um hospital para doenças tropicais e a clínica para leprosos Lambaréné, que desenvolvia uma intensa atividade médica e missionária. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi encarcerado pelas tropas francesas e, em 1924, regressou a Lambaréné. Schweitzer tornou-se uma figura lendária devido a sua atividade solitária. No campo teológico, dedicou-se à investigação sobre a vida de Jesus. Em 1951, recebeu o Prêmio da Paz outorgado pelos livreiros alemães e, em 1952, o Prêmio Nobel da Paz. 
NASCIMENTO: 14 de janeiro de 1875 - Kaysersberg, Alemanha. 
MORTE: 4 de setembro de 1965 - Lambaréné, Gabão. 
CAUSA DA MORTE: Causas naturais. 
OBS: Sua sepultura, nas margens do rio Ogooué (Gabão), é marcada por uma cruz que ele mesmo fez.

MORTE DE BERTHE MORISOT


NOME: Berthe Morisot (54 anos) 
QUEM FOI: Pintora impressionista francesa. Iniciou a sua formação com os mestres Chocarne-Moreau e Guichard e prosseguiu sob a tutela do pintor Corot. Também teve aulas de escultura com Millet. No ano de 1863 começou a pintar ao ar livre em Pontoise, onde conheceu os pintores Daubigny e Daumier. A esse período de intensa aprendizagem seguiram-se viagens pela Espanha e Inglaterra. Depois de conhecer Manet, posou para ele como modelo e apaixonou-se por Eugênio, irmão do pintor, com quem se casou. Depois de participar da primeira exposição dos impressionistas, em 1874, a pintora iniciou uma série de viagens de estudo pela Itália, Países Baixos e Bélgica. Suas obras foram apresentadas em 1886 em Nova Iorque, e um ano mais tarde na Exposição Internacional de Paris. A obra de Berthe Morisot representa uma reflexão afirmativa da obra de Manet, embora com pinceladas mais longas e suaves, com tendência para a verticalização, numa tentativa de organizar a composição. 
NASCIMENTO: 14 de janeiro de 1841 - Bourges, Cher, França. 
MORTE: 2 de março de 1895 - Paris, França. 
CAUSA DA MORTE: Pneumonia. 
OBS: Berthe Morisot morreu de pneumonia contraída no mesmo período em que sua filha estava com uma doença parecida. Berthe foi sepultada no Cimetière de Passy .

MORTE DE ORESTES QUÉRCIA


NOME: Orestes Quércia (72 anos) 
QUEM FOI: Político brasileiro. Foi o 28° governador do estado de São Paulo. Orestes Quércia mudou-se ainda jovem com a sua família para Campinas, onde se formou em jornalismo. Era também advogado e administrador de empresas formado em 1962 pela Pontifícia Universidade Católica. Foi casado com Alaíde Barbosa Ulson desde os anos 1980, com quem teve 4 filhos, até a sua morte em 24 de dezembro de 2010. 
NASCIMENTO: 18 de agosto de 1938 - Pedregulho, SP, Brasil. 
MORTE: 24 de dezembro de 2010 - São Paulo, Brasil. 
CAUSA DA MORTE: Câncer de próstata. 
OBS: Quércia havia tratado a doença ainda em 1999, mas o tumor reincidiu, levando-o a desistir da candidatura em 2010 ao Senado.

MORTE DE SALIERI


NOME: Antonio Salieri (74 anos) 
QUEM FOI: Compositor operístico italiano. Foi compositor oficial da Corte de José II, Arquiduque da Áustria. Sua música foi bastante conhecida na sua época. As lendas a respeito do seu relacionamento com Wolfgang Amadeus Mozart, com quem conviveu em Viena até a morte deste, foram criadas pela peça de teatro de Peter Shaffer, adaptada para o cinema, sob direção de Milos Forman, com o título Amadeus. O filme, vencedor de oito Óscares, em 1984, retrata um Salieri invejoso do gênio de Mozart, ao mesmo tempo admirador e que possui um bom talento musical. Alcançou uma elevada posição social, sendo frequentemente associado com outros celebrizados compositores, como Joseph Haydn ou Louis Spohr. Desempenhou um papel importante na música clássica do século XIX e ensinou compositores famosos como Ludwig Van Beethoven, Carl Czerny, Johann Nepomuk Hummel, Franz Liszt, Giacomo Meyerbeer, Ignaz Moscheles, Franz Schubert e Franz Xaver Süssmayr. Ensinou também ao filho mais novo de Mozart, Franz Xaver. 
NASCIMENTO: 18 de agosto de 1750 - Legnago, Itália. 
MORTE: 7 de maio de 1825 - Viena, Áustria. 
CAUSA DA MORTE: Problemas decorrentes de demência. 
OBS: Salieri foi enterrado no Matzleinsdorfer Friedhof (os seus restos mortais foram transferidos mais tarde para o Cemitério Central de Viena), Áustria. No seu serviço fúnebre, o seu próprio réquiem em Dó menor – composto em 1804 – foi executado pela primeira vez.

MORTE DE ALEISTER CROWLEY


NOME: Edward Alexander Crowley (72 anos) 
QUEM FOI: Influente ocultista inglês. Foi um membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada; responsável pela fundação da doutrina Thelema. Foi o co-fundador da A∴A∴ (Ordem ocultista Astrum Argentum) e líder da O.T.O. (Organização ocultista Ordo Templi Orientis). Ele é conhecido hoje em dia por seus escritos sobre magia, especialmente o Livro da Lei, o texto sagrado e central da Thelema, apesar de ter escrito sobre outros assuntos esotéricos como magia cerimonial e a cabala. Crowley também era mago, hedonista, usuário recreacional de drogas, e crítico social. Em muita de suas façanhas ele "iria contra os valores morais e religiosos do seu tempo", defendendo o libertarianismo baseado em sua regra de "Faz o que tu queres". Por causa disso, ele ganhou larga notoriedade em sua vida, e foi declarado pela imprensa do tempo como "O homem mais perverso do mundo". Além de suas atividades esotéricas, ele era também um premiado jogador de xadrez, um alpinista, poeta e dramaturgo.
NASCIMENTO: 12 de outubro de 1875 - Royal Leamington Spa, Inglaterra.  
MORTE: 1 de dezembro de 1947 - Hastings, East Sussex, Inglaterra 
CAUSA DA MORTE: Bronquite crônica e complicações cardíacas. 
OBS: Quatro dias depois de sua morte, no crematório de Brighton, foi realizada a cerimônia que ficou conhecida como "O Último Ritual",47 com a leitura de trechos da Missa Gnóstica, e de seu famoso Hino, a Pã.

MORTE DE RACHEL CARSON

 

NOME: Rachel Louise Carson (56 anos) 
QUEM FOI: Zoóloga, bióloga e escritora americana, cujo trabalho principal, Silent Spring, é geralmente reconhecido como o principal impulsionador do movimento global sobre o Ambiente. Em 1951 escreveu e publicou o seu primeiro livro, o best-seller The Sea Around Us. Este livro garantiu-lhe estabilidade econômica e deu-lhe notoriedade como escritora. Depois seguiu-se The Edge of the Sea, também um best-seller. 
NASCIMENTO: 27 de maio de 1907 - Springdale, Pensilvânia, EUA. 
MORTE: 14 de abril de 1964 - Silver Spring, Maryland, EUA. 
CAUSA DA MORTE: Parada cardíaca devida a câncer de mama. 
OBS: Rachel ficou muito debilitada depois que descobriu que estava com câncer de mama e depois contraiu um vírus respiratório em janeiro de 1964. Seu estado de saúde piorou no mês seguinte. Descobriram que ela tinha grave anemia de seus tratamentos de radiação e, em março, eles descobriram que o câncer havia atingido seu fígado. Ela morreu de um ataque cardíaco em sua casa, em Silver Spring, Maryland. Após a morte, seus restos mortais foram cremados. Metade das cinzas foram enterradas no túmulo de sua mãe em Parklawn Memorial Cemetery, em Rockville, Maryland, EUA.

MORTE DE MARIA GÖPPERT-MAYER

 

NOME: Maria Göppert-Mayer (65 anos) 
QUEM FOI: Física alemã. Notável pesquisadora sobre a estrutura do átomo e uma das agraciadas com o Prêmio Nobel de Física (1963). Filha de Friedrich Goeppert e Maria, née Wolff, foi educada na Universidade de Göttingen, onde seu pai era professor de pediatria, doutorou-se (1930), casou com o físico-químico americano Joseph E. Mayer (1931) e foi morar nos Estados Unidos, passando a ensinar na Johns Hopkins University (1930-1939), tornando-se cidadã americana (1933). Ensinou no Sarah Lawrence College (1939) e na Columbia University (1939-1945), onde demonstrou que o núcleo atômico tinha uma estrutura de prótons-nêutrons encapsulados e mantidos juntos por uma força de natureza complexa e trabalhou na separação de isótopos de urânio para construção da bomba atômica no Projeto Manhattan. 
NASCIMENTO: 28 de junho de 1906 - Katowice, Alemanha. 
MORTE: 20 de fevereiro de 1972 - San Diego, Califórnia, EUA. 
CAUSA DA MORTE: Acidente vascular cerebral - AVC. 
OBS: Antes do AVC, Maria sofreu um ataque cardíaco e ficou em coma, vindo a falecer mais tarde em decorrência do AVC.

MORTE DE LISE MEITNER


NOME: Lise Meitner (89 anos) 
QUEM FOI: Física austríaca que estudou radioatividade e física nuclear, tendo sido a descobridora da fissão nuclear. Meitner nasceu no seio de uma família judia convertendo-se ao protestantismo em 1908. Devido às restrições educacionais impostas às mulheres austríacas naquele tempo, Meitner só entrou para a Universidade de Viena em 1901. Com Ludwig Boltzmann como seu professor, apercebeu-se de imediato que a física era a sua vocação. Após o seu doutoramento em 1907, foi para Berlim estudar com o físico Max Planck. Simultaneamente, Meitner e o seu neto Otto Robert Frisch explicaram e denominaram a fusão nuclear, usando o modelo de Bohr. O alcance da fusão dependeu dos conhecimentos físicos de Meitner e Frisch bem como das investigações químicas de Hahn e Strassmann. No entanto, o grupo separou-se e o exílio forçado de Meitner levou a que o comitê do Prêmio Nobel falhasse na avaliação do seu papel na descoberta da fusão nuclear. 
NASCIMENTO: 17 de novembro de 1878 - Viena, Áustria. 
MORTE: 27 de outubro de 1968 - Cambridge, Inglaterra. 
CAUSA DA MORTE: Acidente vascular  cerebral - AVC.
OBS: Em um viagem aos Estados Unidos em 1964, Lise sofreu um ataque cardíaco e passou vários meses se recuperando. Sua saúde física e mental foi abalada o fim da vida devido a uma aterosclerose, e chegou a quebrar o quadril em uma queda e passou a sofrer vários acidentes vasculares cerebrais pequenos, até não resistir mais. Morreu em uma casa de repouso.

MORTE DE DRUMMOND DE ANDRADE

 

NOME: Carlos Drummond de Andrade (85 anos) 
QUEM FOI: Poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro. Várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas. Drummond foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo, tendo também publicado diversos livros em prosa.
NASCIMENTO: 31 de outubro de 1902 - Itabira, MG, Brasil.
MORTE: 17 de agosto de 1987 - Rio de Janeiro, Brasil. 
CAUSA DA MORTE: Parada cardíaca. 
OBS: Drummond faleceu poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

MORTE DE JOSEPH RUTHERFORD

 

NOME: Joseph Franklin Rutherford (72 anos) 
QUEM FOI: Advogado e chegou a servir como Juiz substituto. Foi o 2.º Presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (dos EUA), personalidade jurídica usada pelas Testemunhas de Jeová. Foi precedido por Charles Taze Russell, e sucedido na presidência por Nathan Homer Knorr. Foi casado com Mary, e tiveram um filho. Rutherford, faleceu com 72 anos, na Califórnia, na residência oficial da Sociedade Torre de Vigia que ele chamara de Bete-Sarim. Foi a habilidade de Rutherford, sua retórica dinâmica e a sua disposição firme de lidar com os adversários dos Estudantes da Bíblia que fez dele um sucessor lógico de Russell. Não resta dúvida de que Rutherford era um homem de fortes convicções. Ele falava francamente e com vigor, e sem abrir mão, em defesa daquilo que ele cria ser a verdade. Ele chegava a ser bastante brusco ao lidar com situações quando percebia que as pessoas estavam mais interessadas em si do que no serviço de Jeová. 
NASCIMENTO: 8 de Novembro de 1869 - Versailles, Missouri, EUA. 
MORTE: 8 de Janeiro de 1942 - San Diego, Califórnia, EUA. 
CAUSA DA MORTE: Uremia devida a câncer no reto e metástase pélvica. 
OBS: O enterro de Rutherford foi adiada por três meses e meio, devido a processos judiciais decorrentes de seu desejo de ser enterrado em Beth Sarim, que ele já havia manifestado a três assessores mais próximos da sede Brooklyn.

UREMIA é uma doença caracterizada pelo excesso de ureia no sangue, isso ocorre quando os rins não são capazes de filtrar o sangue normalmente.

MORTE DE CHARLES RUSSELL


NOME: Charles Taze Russell (64 anos) 
QUEM FOI: Estudioso da Bíblia. Juntamente com um grupo de estudiosos da Bíblia organizou uma associação chamada "Estudantes Internacionais da Bíblia" (desde 1931, chamadas de Testemunhas de Jeová). Em fevereiro de 1881, foi co-fundador da Sociedade Torre de Vigia de Sião e seu secretário-tesoureiro. Em 1884 tornou-se o presidente desta sociedade. Serviu por mais de 30 anos como presidente da Sociedade Torre de Vigia, um de seus associados escreveu: "Para avaliar se seu proceder se harmonizava com as Escrituras Sagradas, também para demonstrar sua própria sinceridade, ele decidiu testar a aprovação do Senhor conforme se segue: (1) devotar sua vida à causa; (2) investir sua fortuna na disseminação da obra; (3) proibir coletas em todas as reuniões; (4) depender de contribuições não solicitadas (inteiramente voluntárias) para dar continuidade à obra depois de esgotada sua fortuna." 
NASCIMENTO: 16 de fevereiro de 1852 - Allegheny, Pensylvânia, EUA. 
MORTE: 31 de outubro de 1916 - Pampa, Texas, EUA. 
CAUSA DA MORTE: Complicações relacionadas com diverticulite. 
OBS: Em seu retorno de visitas e passeios a oeste e ao sul-oeste dos Estados Unidos, onde ele ajudou dezenas de congregações e falou todas as noites, um exausto e fielmente desgastado Pastor Russell morreu de complicações relacionadas com diverticulite (ele teve nos últimos anos problemas apresentados com arritmia cardíaca ), na noite de 31 de outubro de 1916 em um vagão de trem em que viajava pela cidade de Pampa, Texas. Sua morte foi uma grande manchete em jornais de todo o mundo. 


DIVERTICULITE é constituída por bolsas e quistos pequenos e salientes da parede interna do intestino (diverticulose) que ficam inflamados ou infectados. Esses quistos costumam ser encontrados no intestino grosso (cólon). 

MORTE DE CLÁUDIO MAMBERTI


NOME: Cláudio Mamberti (60 anos) 
QUEM FOI: Ator brasileiro de cinema, teatro e televisão. Foi diretor do Sindicato dos Artistas e Técnicos de São Paulo, junto com Lélia Abramo, Renato Consorte, Dulce Muniz e Robson Camargo. Era irmão do também ator Sérgio Mamberti. No teatro Cláudio participou de encenações de destaque como “O Balcão”, e “Cemitério de Automóveis”. Nos anos 70, esteve nos elencos de “Gota d'Água”, e “Ópera do Malandro”. Atuou sob a direção de outros nomes consagrados como Moacyr Góes(“Romeu e Julieta”) e Ulisses Cruz (“Encontrar-se”, de Pirandello). Na televisão, Mamberti participou da novela “A Viagem”, e das minisséries “O Tempo e o Vento” e “O Primo Basílio”, da rede Globo; e das novelas “Helena” e “Tocaia Grande”, na Rede Manchete. 
NASCIMENTO: 9 de outubro de 1940 - Santos, Brasil. 
MORTE: 19 de setembro de 2001 - São Paulo, Brasil. 
CAUSA DA MORTE: Falência múltipla dos órgãos e Septicemia. 
OBS: Cláudio foi cremado no Cemitério da Vila Alpina, em São Paulo.

MORTE DE ESTÁCIO DE SÁ

 

NOME: Estácio de Sá (47 anos) 
QUEM FOI: Militar português, fundador da cidade do Rio de Janeiro, e primeiro governador-geral da Capitania do Rio de Janeiro, no período colonial. Estácio era sobrinho de Mem de Sá e chegou a Salvador, na Bahia, em 1563 com a missão de expulsar definitivamente os franceses remanescentes na Baía de Guanabara e ali fundar uma cidade. Devido às dificuldades do início da colonização, somente em 1565, com reforços obtidos na então Capitania de São Vicente e com o auxílio dos jesuítas, conseguiu reunir uma força de ataque para cumprir a sua missão. 
NASCIMENTO: 1520 - Santarém, Portugal.
MORTE: 20 de fevereiro de 1567 - Rio de Janeiro, Brasil. 
CAUSA DA MORTE: Septicemia. 
OBS: Estácio foi gravemente ferido por uma flecha indígena que lhe vazou um olho durante a Batalha de Uruçu-mirim (20 de Janeiro), veio a falecer um mês mais tarde (20 de Fevereiro), provavelmente por septicemia decorrente do ferimento. 


SEPTICEMIA, também chamada de choque séptico, é uma infecção generalizada por todo o corpo causada por bactérias que infectam o sangue. É uma condição potencialmente fatal que afeta diretamente os pulmões, os rins e o coração.

MORTE DE GODFREY BINAISA

 

NOME: Godfrey Lukongwa Binaisa (90 anos) 
QUEM FOI: Ex-presidente de Uganda. Era advogado e foi procurador geral de Uganda, tornando-se mais tarde, presidente, de junho de 1979 a maio de 1980. Estava afastado de seu país, retornado apenas depois da derrubada de Idi Amin, em 1979.
NASCIMENTO: 30 de maio de 1920 - Kampala, Uganda. 
MORTE: 5 de agosto de 2010 - Makindye, Uganda. 
CAUSA DA MORTE: Acidente vascular cerebral - AVC. 
OBS: Godfrey sofreu o AVC enquanto dormia, segundo informações da família. Foi realizado um Funeral com honras de Estado.

MORTE DE RAÚL ALFONSÍN

 

NOME: Raúl Ricardo Alfonsín (82 anos) 
QUEM FOI: Advogado e político argentino, presidente de seu país de 1983 a 1989. Foi uma das figuras mais importantes da história de seu partido, a União Cívica Radical. Advogado de profissão, militou desde muito jovem na Unión Cívica Radical. Sua meteórica carreira até a presidência começou na Convenção Nacional de seu partido em 1982, uma vez terminada a Guerra das Malvinas, ao opor-se violentamente ao oficialismo partidário representado por Fernando de la Rúa, a quem derrotaria mais tarde nas eleições internas para presidente. Denunciou vivazmente o pacto militar-sindical que vinculava a Junta Militar e a CGT argentina. Havendo vencido nas urnas o jornalista Italo Luder, assumiu a presidência da nação em 10 de dezembro de 1983. 
NASCIMENTO: 12 de março de 1927 - Chascomús, Argentina. 
MORTE: 31 de março de 2009 - Buenos Aires, Argentina. 
CAUSA DA MORTE: Pneumonia devida a câncer de pulmão. 
OBS: Encontra-se sepultado no Cemitério da Recoleta, Buenos Aires na Argentina.

MORTE DE NÉSTOR KIRCHNER


NOME: Néstor Carlos Kirchner (60 anos) 
QUEM FOI: Advogado e político argentino, presidente de seu país, governador de Santa Cruz e presidente da UNASUL. Foi casado com Cristina Fernández, que o sucedeu na Casa Rosada. Diminuindo o gasto público e aproveitando-se dos lucros da indústria petrolífera, Kirchner restaurou o equilíbrio das contas públicas. A província alcançou níveis razoaveis de crescimento econômico, o que foi facilitado pela escala relativamente pequena da base econômica e do mercado de trabalho de sua província. 
NASCIMENTO: 25 de fevereiro de 1950 - Río Gallegos, Argentina. 
MORTE: 27 de outubro de 2010 -El Calafate, Argentina. 
CAUSA DA MORTE: Parada cardiorrespiratória. 
OBS: Kirchner faleceu na cidade turística de El Calafate, na Província de Santa Cruz. Foi sepultado no Cemitério de Rio Gallegos, Río Gallegos, Santa Cruz na Argentina em um Mausoléu construído em sua memória.

MORTE DE IURI GAGARIN


NOME: Iuri Alekseievitch Gagarin (34 anos) 
QUEM FOI: Cosmonauta soviético e o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 19611, a bordo da Vostok 1. Ao olhar pela janela da nave, Gagarin constatou, fascinado: "A Terra é azul!". O astronauta era piloto militar graduado pela escola de Saratov em 1955 e pela unidade de treinamento de pilotos de caça Voroshilov Chkalovsk, em 1957. Serviu na frota de porta-aviões soviéticos, até ser selecionado como cosmonauta em 1960. Foi nomeado comandante do grupo em 1963. Gagarin viajou pelo mundo para divulgar o programa espacial soviético, visitando inclusive o Brasil e os Estados Unidos. 
NASCIMENTO: 9 de março de 1934 - Kluchino, União Soviética. 
MORTE: 27 de março de 1968 - Kirjatch, União Soviética. 
CAUSA DA MORTE: Acidente aéreo. 
OBS: Após ser desligado do programa espacial, Gagarin fora transferido para um centro de testes de aeronaves. Em 27 de março de 1968, durante um voo de treino de rotina em um caça MIG-15 sobre a localidade de Kirzhach, ele e o instrutor de voo Vladimir Seryogin morreram na queda do jato. Por muitos anos a verdadeira causa da morte de Gagarin foi escondida, mas, relatórios liberados posteriormente revelaram a verdadeira causa: "
De acordo com um relatório finalmente liberado pelo governo russo após insistentes pedidos,  um jato, o SU-15 estava previsto para ser testado naquele dia, mas ele deveria estar voando a uma altitude de 10 mil metros ou mais, mas estava no ar a 500 metros do chão, no mesmo momento e local em que Iuri voava. Foi uma violação dos procedimentos de voo. Depois que realizou a pós-combustão (necessária para levá-lo à velocidade supersônica) o avião (SU-15) passou perto de Gagarin, virando seu avião e assim jogando-o em parafuso, uma espiral, a uma velocidade de 750 km/h, levando o avião de Gagarin cair muito rapidamente.

MORTE DE MIRABEAU


NOME: Honoré Gabriel Riqueti, conde de Mirabeau (42 anos) 
QUEM FOI: Jornalista, escritor, político e grande orador parlamentar francês. Foi um destacado ativista e teórico da Revolução Francesa, destacando-se pela sua retórica apaixonada e convincente, tanto oral como escrita, o que lhe mereceu o epíteto de L'orateur du peuple, ou seja O orador do povo
NASCIMENTO: 9 de Março de 1749 - Bignon-Mirabeau, Loiret, França. 
MORTE: 2 de Abril de 1791 - Paris, França. 
CAUSA DA MORTE: Mal-súbito.  
OBS: Mirabeau faleceu repentinamente, em casa, depois de acometido por um violento mal-estar. Acredita-se que foi envenenado. Sentindo seus momentos finais, falou a seu amigo dr. Cabanis: "quando se está assim só resta uma coisa a fazer, perfumar-se, coroar-se com flores, envolver-se com música afim de entrar agradavelmente no sono sem retorno."

MORTE DE LISA ROBIN KELLY


NOME: Lisa Robin Kelly (43 anos) 
QUEM FOI: Atriz norte-americana. Famosa pela participação no seriado "That 70s show". Neste seriado produzido nos EUA entre 1998 e 2006, Lisa interpretou a personagem Laurie Forman, irmã do personagem Eric Forman (Thopher Grace). Lisa participou da primeira à terceira temporada da série. Ela retornou no sexto ano, quando foi substituída pela atriz Christina Moore, que passou a interpretar Laurie. Atriz lutava contra o alcoolismo e em 2010, Lisa já havia tido uma passagem pela polícia e se declarou culpada de dirigir alcoolizada no estado da Carolina do Norte. Ela foi condenada a 12 meses de liberdade provisória sem supervisão e a pagar uma multa. 
NASCIMENTO: Março de 1970 - Southington, Connecticut, EUA. 
MORTE: 14 de agosto de 2013 - Los Angeles, California, EUA. 
CAUSA DA MORTE: Parada cardíaca (dormindo). 
OBS: Lisa morreu enquanto dormia, em um centro de reabilitação.

MORTE DE ELMORE LEONARD


NOME: Elmore John Leonard Jr. (87 anos) 
QUEM FOI: Escritor e roteirista norte-americano. Suas primeiras novelas, publicadas nos anos 50 eram do gênero western, mas Leonard viria a se especializar em romances policiais e thrillers, muitos dos quais foram adaptados para o cinema. Hollywood tinha afinidade com a obra de Leonard, e mais de 25 livros dele foram transformados em filmes ou programas de TV, começando por "Hombre" (1967), com Paul Newman. O western "3:10 to Yuma" e o romance "The Big Bounce" ganharam duas adaptações cada.
NASCIMENTO: 11 de outubro de 1925 - Nova Orleans, Louisiana, EUA.
MORTE: 20 de agosto de 2013 - Detroit, Estados Unidos. 
CAUSA DA MORTE: Complicações cardíacas e respiratórias após sofrer AVC. 
OBS: O autor, que estava cercado por seus cinco filhos, 12 netos e cinco bisnetos, preparava um 46º romance. Ele estava em casa, cercado pela família.

MORTE DE LEE THOMPSON YOUNG

 

NOME: Lee Thompson Young (29 anos) 
QUEM FOI: Ator norte-americano. Ficou mais conhecido por seu papel de protagonista no seriado dos anos 1990 "The Famous Jett Jackson". A série "The famous Jett Jackson" foi produzida pela Disney de 1998 a 2001, com Lee no papel principal do herói adolescente Jett Jackson. O programa de TV se tornou popular entre os jovens dos EUA e teve participação especial de Britney Spears em um episódio de 1999, e do Destiny's Child, ainda com Beyoncé, em 2001. Lee Thompson também participou da alguns episódios da série "Smallvile". No seu último trabalho, interpretava o detetive Barry Frost na série policial "Rizzoli & Isles". 
NASCIMENTO: 1 de fevereiro de 1984 - Estados Unidos 
MORTE: 19 de agosto de 2013 - Los Agelis, Estados Unidos. 
CAUSA DA MORTE: Suicídio (tiro). 
OBS: Lee foi encontrado morto pela polícia em sua casa na área de North Hollywood depois que seus colegas da série dramática "Rizzoli & Isles", do canal a cabo TNT, telefonaram às autoridades para dizer que ele não havia aparecido para trabalhar.

MORTE DE OTA BENGA

 
 
NOME: Ota Benga (32 anos) 
QUEM FOI: Pigmeu Mbuti congolês conhecido por sua polêmica exibição em um zoo humano no Zoológico de Bronx, Nova York, em 1906. Benga foi para os Estados Unidos sob responsabilidade do negociante e missionário Samuel Phillips Verner. Contratado pela Louisiana Purchase Exposition, Verner negociou a libertação de Benga das mãos de comerciantes escravagistas em 1904. Ele havia sido capturado após a Force Publique atacar sua vila, matando sua esposa e dois filhos. Posteriormente, Benga foi exibido na mostra antropológica da Louisiana Purchase Exposition e, após dois anos de excursões, incluindo uma viagem à África, foi enclausurado em uma jaula de macacos no Zoológico de Bronx como parte de uma mostra projetada para demonstrar os conceitos de evolução humana e racismo científico.
NASCIMENTO: c.1883 - Congo, África.
MORTE: 20 de março de 1916 - Estados Unidos.
CAUSA DA MORTE: Suicídio (enforcado)
OBS: Benga vivia em uma jaula juntamente com um macaco e foi considerado a espécie mais atrasada da humanidade. Depois de ficar sabendo que não seria repatriado conforme lhe fora prometido, Benga cometeu suicídio em 1916, aos 32 anos.

MORTE DE ALEXANDRE III DA RÚSSIA

 

NOME: Alexander (49 anos) 
QUEM FOI: Imperador e Autocrata de todas as Rússias a partir do dia 13 de março de 1881 até à sua morte em 1894. Era casado com a princesa Maria Feodorovna que, ao converter-se à Igreja Ortodoxa Russa, passou a chamar-se Maria Feodorovna. Juntos tiveram seis filhos, entre os quais o último czar da Rússia, Nicolau II. Durante o seu reinado, Alexandre III nunca entrou em guerras. No entanto, não era um defensor da paz a qualquer preço. Acreditava apenas que a melhor forma de evitar uma guerra era estar bem preparado para ela. Apesar de não se esquecer da traição de Bismark à Rússia, preferiu não cortar completamente relações com a Alemanha e chegou mesmo a fazer parte da Liga dos Imperadores. 
NASCIMENTO: 10 de Março de 1845 - São Petersburgo, Império Russo. 
MORTE: 1 de Novembro de 1894 - Livadiya, Império Russo. 
CAUSA DA MORTE: Nefrite
OBS: Alexandre Uliánov – irmão mais velho de Lenin – ainda com 21 anos, um estudante em São Petersburgo, envolveu-se no grupo terrorista Pervomartovtsi e foi um dos cúmplices numa das muitas tentativas de assassinar o Czar Alexandre III da Rússia. Foi condenado à morte em 1887. Isto teria grandes conseqüências para o irmão que se radicalizaria nos anos seguintes. 


NEFRITE, também chamada nefroflegmasia (forma em desuso), consiste na inflamação dos rins, responsável por metade dos problemas renais.

MORTE DE CORY MONTEITH

 

NOME: Cory Allan Michael Monteith (31 anos) 
QUEM FOI: Ator e cantor canadense, mais conhecido por seus papeis como Finn Hudson na série televisiva Glee da FOX e como Charlie Tanner na série Kyle XY da ABC Family.  Cory passou um tempo numa clínica de reabilitação para tratar de uma dependência química, assumida por ele em 2011. Ele começou a carreira em uma série de pequenos papéis. Entre 2006 e 2007, atuou na série de ficção científica "Kyle XY", da rede ABC, e na série "Kaya", da MTV americana. Mas a fama veio com o seriado adolescente "Glee", ambientado na pequena cidade de Lima, no estado americano de Ohio. A série estreou em 2009.
NASCIMENTO: 11 de maio de 1982 - Calgary, Canadá. 
MORTE: 13 de julho de 2013 - Vancouver, Canadá. 
CAUSA DA MORTE: Overdose de heroína e álcool. 
OBS: Cory foi encontrado morto em um quarto no hotel The Fairmont Pacific Rim, em Vancouver.  Apesar de a polícia local não ter conseguido determinar a causa da morte de imediato, depois foi confirmado a causa. O corpo do ator foi cremado em Vancouver em uma cerimônia privada apenas para a família e para a namorada Lea Michele.

MORTE DE BOB HITE


NOME: Bob Hite (38 anos) 
QUEM FOI: Vocalista líder da banda de blues-rock Canned Heat de 1965 a 1981. Quando jovem, ele conseguiu um emprego em uma loja de discos e começou a acumular uma grande coleção de velhas gravações de blues, que foi a sua inspiração para se tornar um músico. Era também conhecido como The Bear. Bob é conhecido por ser bastante gentil com seus fãs; ao ser reconhecido em uma drogaria em Tarzana, na Califórnia, em 1973, ele alegremente deu o seu autógrafo sem ostentação. O fã surpreso gritou: "Bob Hite!" e ele retrucou com um sorriso, "Isso mesmo!" Ele então saltou e cumprimentou o fã amigavelmente. 
NASCIMENTO: 26 de fevereiro de 1945 - Estados Unidos. 
MORTE: 5 de abril de 1981 - Estados Unidos. 
CAUSA DA MORTE: Ataque cardíaco. 
OBS: Acredita-se que sua causa-mortis por ataque cardíaco, com apenas 38 de idade, esteja associado ao seu vício por heroína.

MORTE DE ROBBIE McINTOSH


NOME: Robert James Broderick McIntosh (23 anos) 
QUEM FOI: Baterista escocês, fundador da banda Average White Band (AWB). Antes de ajudar a fundar a AWB em 1971-72, McIntosh era membro do grupo The Senate, participando dos áluns Oblivion Express (1971), Better Land (1971 e Second Wind (1972). Robbie era filho do ator de cinema Bonar Colleano. 
NASCIMENTO: 6 de maio de 1950 - Dundee, Escócia. 
MORTE: 23 de setembro de 1974 - Los Angeles, EUA. 
CAUSA DA MORTE: Overdose de heroína. 
OBS: A morte foi uma overdose dita "acidental", pois Robbie estava em uma festa ingerindo cocaína pura acreditando ser heroína. Posteriormente o anfitrião da festa foi condenado por assassinato. Robbie foi sepultado no Cemitério de Burnhill, na sua cidade natal.

MORTE DE GRAM PARSONS

 

NOME: Gram Parsons (26 anos) 
QUEM FOI: Cantor, compositor e guitarrista norte americano que trabalhou com bandas como The Byrds e Flying Burrito Brothers. É considerado um dos precursores do country rock (surgido em fins dos anos 1960) e do alt-country (anos 1990). É também coautor de clássicos como Hickory Wind, Juanita, Sin City e In My Hour of Darkness. Ao invés de country progressivo, country continental ou country-rock, rótulos dados pela imprensa, preferia definir sua música como cosmic American music, ou seja, música cósmica estadunidense. Suas brigas com a esposa Gretchen Burrell e problemas com álcool, cocaína e heroína levaram-no a ser expulso por Anita Pallenberg, companheira de Keith Richards.
NASCIMENTO: 5 de novembro de 1946 - Flórida, EUA. 
MORTE: 19 de setembro de 1976 - Califórnia, EUA. 
CAUSA DA MORTE: Overdose de tequila com morfina. 
OBS: Parsons saiu em férias, regadas a álcool e drogas na maior parte do tempo. Em 19 de setembro de 1973, foi encontrado morto em um quarto de motel em Joshua Tree, na Califórnia. Causa da morte: overdose de morfina e tequila.

MORTE DE BILLY MURCIA




NOME: Billy Murcia (21 anos) 
QUEM FOI: Musico (baterista) da banda New York Dolls, uma banda de rock, formada em 1971 na cidade de Nova York. A música "Tempo", de David Bowie's, referencia Murcia e sua morte prematura.
NASCIMENTO: 9 de outubro de 1951 - Bogotá, Colômbia. 
MORTE: 6 de novembro de 1972 - Londres, Inglaterra. 
CAUSA DA MORTE: Asfixiado após uma overdose de álcool e drogas. 
OBS: Billy estava em uma festa em Londres e terminou desmaiando em consequência de uma overdose acidental devido a combinação de álcool e drogas. Quando ele passou mal, foi colocado em uma banheira e deram-lhe café, na tentativa de reanimá-lo; Billy terminou se asfixiando e morrendo.