MORTE DE KARL MARX


NOME: Karl Heinrich Marx (64 anos) 
QUEM FOI: Intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, Geografia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política, Antropologia entre outras.
NASCIMENTO: 5 de maio de 1818 - Tréveris, Alemanha.
MORTE: 14 de março de 1883 - Londres, Inglaterra.
CAUSA DA MORTE: Pleurisia devida a uma bronquite.
OBS: Depois da morte de sua esposa, Marx desenvolveu um catarro crônico que terminou virando uma bronquite. Foi enterrado no Cemitério de Highgate, em Londres.

PLEUSISIA ou PLEURITE é uma inflamação das pleuras pulmonares (parietal e visceral) que pode ser seca ou com aumento do líquido pleural (derrame pleural). Caso este esteja infectado, é conhecido como empiema.A doença ocorre quando um agente, geralmente um vírus ou bactéria, irrita a pleura (a dupla membrana serosa que envolve os pulmões) causando uma inflamação. Existem dois tipos :  
  • pleurisia seca, quando não há uma quantidade anormal de fluido na cavidade pleural; 
  • pleurisia líquida, quando a inflamação é acompanhada de saída de liquido de dentro da cavidade pleural (derrame pleural).